Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2011

JORNAL O POVO: CHUVA DE 137mm DESALOJA 800 FAMÍLIAS EM IPU


Depois de isolar famílias em Porteiras, na região do Cariri, na semana passada, as chuvas fortes chegaram à Serra da Ibiapaba. Em Ipu, temporal de 137 milímetros, de terça para quarta-feira, afetou cerca de cinco mil pessoas e deixou 800 famílias desabrigadas, de acordo com a prefeitura do município. Por conta dos estragos, a Prefeitura vai decretar hoje estado de emergência.

Na sede do município, choveu entre as 14h e as 23h de terça-feira. Ficaram alagados os bairros Centro, Reino de França e Nova Aldeota. De acordo com chefe de gabinete da Prefeitura de Ipu, Fernando Timbó, a chuva também isolou o acesso às localidades de Santa Tereza, Lajinha, Barros e Maruás.

Timbó explica que as primeiras famílias já começaram a ser abrigadas no ginásio da cidade. Hoje, a Defesa Civil de Ipu deve fechar balanço com o total de pessoas que ficaram sem teto depois da chuva.

Em Maruás, o rio Jatobá transbordou, alagando casas de ribeirinhos. “Por lá, só passando de canoa. A correnteza ainda está muito forte”, relata Timbó. Ainda de acordo com ele, a Prefeitura suspendeu as aulas no município. Na sede, além do calçamento de ruas destruídas, uma parede do prédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) desabou.

O chefe de gabinete diz que a Defesa Civil do município vai se organizar nos próximos dias para a distribuição de cestas básicas para os abrigados no ginásio da cidade. Também deve ser dada assistência médica e social às vítimas.

Medo da chuva

No bairro Reino de França, a aposentada Noeme Martins, 66, não esperou muito tempo para sair de casa com medo da chuva que escorria do sopé da Serra.

“Eu tenho experiência. Na chuva de dezembro, nós perdemos tudo. Quando foi cinco horas (da tarde) já estava todo mundo amedrontado e nós começamos a sair”, relata. Enquanto a chuva continuar ameaçando cair forte, Noeme planeja dormir com a filha e a neta na casa de um sobrinho.

“A gente mora perto do riacho da Bica (do Ipu). O canal que é para receber as águas é estreito. Com a chuva, os canos se encheram e vem tudo para os quintais”, conta.

De terça para ontem, choveu em 124 municípios do Ceará. As maiores precipitações foram registradas em municípios da Serra da Ibiapaba: Croatá (170,4 mm), Ibiapina (150 mm), Ipueiras (141 mm) e Varjota (109 mm) (Colaborou Fagner Freire)
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Ipu será a segunda cidade do Ceará a decretar emergência por conta das chuvas. Semana passada, Porteiras, no Cariri, registrou chuva de 182 mm. Previsão da Funceme é de mais chuva para hoje na Serra da Ibiapaba e Litoral Norte

 
Thiago Mendes
Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário